domingo, 20 de setembro de 2009

Você tem um "Ideal Che"?


Hoje assisti ao filme "Che-A Guerrilha" e pensei sobre as pessoas que têm um ideal - que imprimem um sentido nobre às suas ações. São pessoas que realmente fazem a diferença e, às vezes, como no caso do Che Guevara, se tornam um mito, um herói. Seu ideal constituia um exemplo moral - a sede de igualdade. Mas, ideal sem emoção e sem causa nobre é simplesmente meta - não nos difere da maioria.  Algumas pessoas buscam um "Ideal Che" ! Isso significa manter-se forte, focado e motivado diante do desconhecido, avançar estrategicamente, ser apaixonado pela sua causa, não desisitir e, principalmente, respeitar o próximo e suas limitações.
Sem entrar no mérito político daquele momento... Particularmente, tenho minhas restrições ao Che, apesar de admirá-lo também. Mas, inegavelmente, sua trajetória rende várias e longas reflexões.

"Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos."
"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário"
"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros".
"As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."
 (Che Guevara)

Um comentário:

Karine Tolentino disse...

Muito bom seu blog, Lu.
Me divirto muito lendo suas histórias por Sampa...rs.
Parabéns!! Pela coragem de mudar, pelo texto bem escrito, pela força de continuar.

bjs